A beleza da liberdade

Foto: @piu.brand

Foto: @piu.brand

O verão está logo aí e a marca de hoje chega para trazer ainda mais beleza para as nossas praias!

A ordem da casa é liberdade. E é assim que a nova marca Piu vem conquistando o coração das brasileiras.

Nascida no Rio de Janeiro mas crescida em Salvador, Priscila Simões, fundadora da marca, largou seu emprego como estilista de um dos maiores grupos de moda do Brasil para buscar o novo. Algo que estivesse ligado às suas raízes e que lhe proporcionasse uma liberdade de expressão.

Foto: @piu.brand

Foto: @piu.brand

Combinando a intensidade do mar com a sofisticação dos centros urbanos, suas roupas trazem uma moda livre, que não veio para seguir nenhuma tendência, e sim para vestir uma mulher com elegância e um estilo atemporal.

Além disso, a marca traz uma grande preocupação ambiental e social, trabalhando apenas com matéria-prima sustentável e focando no desenvolvimento dos pequenos produtores locais. .

Conversamos com o Nelson, parceiro da Priscila nessa empreitada, que nos contou mais sobre a Piu.

Modifica: Como nasceu a Piu?

Nelson: A Piu nasceu como forma de expressão da Priscilla Simões, propietária e diretora criativa da marca. O nome Piu é derivado do nome da mesma, que na Bahia, onde foi criada, é usado como diminutivo do nome Priscilla.

Nossa proposta é de olhar para o mercado de moda praia de forma diferente, mais leve e sem o compromisso de coleções a cada seis meses, seguir tendencias e etc. Nos moldes do que o mercado chama hoje de "slow fashion".

M: De onde surgiu o interesse em trabalhar com essa "nova" moda? 

N: A vontade de criar uma moda praia sustentável surgiu após a saída da Priscilla de um dos maiores grupos de moda do pais, onde a mesma conduzia o estilo de uma marca de fast fashion, esse momento de inquietação fez com que a Priscila fosse em busca por algo novo que tivesse mais ligado as suas raízes, nasceu dai a Piu.

M: Como, e de quanto em quanto tempo, são desenvolvidas as coleções? 

N: Nós acabamos de lançar nossa primeira coleção que chamamos de ESSÊNCIA, pois representa o que acreditamos ser o essencial no guarda roupa de uma mulher solar, como dito antes nossa ideia não é seguir calendários de mercado e sim desenvolver coleções que traduzam nossa vontade atual. Trabalhamos também com pequenos produtores e em baixa escala, desta forma acreditamos desenvolver a produção local.

M: Quais os principais materiais usados pela marca?

N: Hoje os principais materiais utilizados são a lycra eco com CO² na composição que garante que a peça possua um ciclo de vida sustentável, linho 100% natural e sem processos de lavagens, aviamentos em madeira de reflorestamento, além de todas nossas embalagens que são em algodão orgânico e materiais recicláveis e ecológicos. Estamos em processo de estudo de novos materiais para futuras coleções.

M: Quais são os valores explorados? 

N: Nossos principais valores hoje estão ligados as raízes culturais brasileiras, trabalhado humanizado, respeito ao meio ambiente e praticas de consumo sustentáveis.

M: Qual é percepção de vocês sobre o consumo de moda no Brasil? 

N: Para nós existe um fluxo de mudança tanto no consumidor como em mercado de moda, é um mercado desafiador e que exige muita pesquisa e desenvolvimento, mas que acreditamos ser o futuro para desenvolvimento de produto. O mercado em si já responde a estes impulsos e vemos diversos players atuando nesse sentido, desde o maior e percussor nesse caminho que para nós é a Osklen, até produtores menores como nós. O importante é que todos façam sua parte, já iremos contribuir em algo.

M: Qual impacto/mudança vocês querem trazer? 

N: Nosso ideal é conduzir nosso negocio de maneira sustentável e impactar nossos clientes de maneiras positivas, de forma que o mesmo veja caminhos para atuar assim na sua rotina. É um trabalho de formiguinha e queremos que todo esse processo seja natural, tanto para nós como para nosso cliente.

M: O que você acredita mover a Priscila nessa empreitada? 

N: A vontade de estar fazendo algo diferenciado no mundo, e de estar pertinho do seu lugar favorito no mundo- praia. A PIU é uma realização diária. Além disse poder criar uma empresa onde o clima seja de muita alegria e liberdade, acredito que a gente só tem evolução na nossa carreira se nos permitimos sermos verdadeiros e livres.

Adriana ZemelComentário