Caminhando para um mundo melhor

Foto: Instagram Vert

Foto: Instagram Vert

Entre uma mistura de continentes, e uma grande vontade de mudar, nasceu a Vert. 

A ordem da casa é transparência! E por isso o nome Veja. Um pouco diferente da maior parte das marcas apresentadas aqui, a Veja, ou Vert,  é uma marca criada por dois franceses, porém que conta com produção 100% brasileira, assim como um dos escritórios da marca. Tudo começou no ano de 2003, quando ainda trabalhando para uma marca francesa, os fundadores da Vert visitaram uma fábrica chinesa e viram que as roupas que eles, seus amigos e familiares vestiam todos os dias eram produzidas por trabalhadores exaustos e mal-tratados. Voltaram dessa viagem sabendo que tinham que investir numa mudança. 

Foto: Instagram Vert

Foto: Instagram Vert

É aí que entra o Brasil. Depois de trabalharem para marcas francesas e também para uma empresa focada em fair trade, decidiram que queriam trazer uma mudança e que ela viria através da criação de um produto e marco de suas gerações: o tênis. E que ele seria produzido no Brasil, onde era possível encontrar toda a matéria-prima necessária e fábricas que, além de especializadas, ofereciam um trabalho justo. Além de ser, na visão de seus fundadores, um país que recebe de braços abertos aqueles que estavam dispostos a tentar. 

Para a produção de seus tênis, a Vert utiliza algodão orgânico oriundo do sertão nordestino. A borracha vem de três associações de seringueiros da Amazônia. Já o couro vem de fazendas de tilápia e de gado, mas a marca admite que ainda não consegue ter contato direto com todos os produtores de gado e que esse é um de seus grandes objetivos. 

Outro diferencial da marca é a sua decisão de não investir em publicidade. Isso porque, geralmente, as grandes marcas de tênis utilizam 70% do valor da venda em marketing e apenas 30% em sua produção. Dispensando o custo de publicidade, seus fundadores viram que poderiam gastar 5x mais em produção, garantindo uma prática de trabalho mais justa e uma relação melhor com o meio-ambiente. 

Tendo a transparência como um de seus valores, a Vert admite que ainda tem muito o que fazer até alcançar seu formato ideal, mas com muitos passos já dados penso que essa é, junto com as demais marcas presentes no Modifica, mais uma que vale a pena investir. 

Adriana ZemelComentário