Influenciada pelo amor

Foto: @lillebeachwear

Foto: @lillebeachwear

Sempre que o verão está chegando, começo a ver e ouvir os mil planos para arrasar durante a estação: regimes, exercícios, etc.

O meu plano esse ano foi ir atrás de marcas de moda praia que trazem não apenas uma beleza externa, mas também interna, focando no bem-estar do nosso mundão! E uma dessas marcas é a Lille Beachwear.

A ordem da casa é fazer uma moda com propósito, valorizando a mão de obra e incentivando um consumo consciente. Num bate-papo com a Aline, diretora criativa da marca, perguntei sobre o surgimento desse interesse, e ela me explicou que “o interesse não surgiu, na realidade ele sempre esteve presente em nossa historia.”

Foto: @lillebeachwear

Foto: @lillebeachwear

Por isso, seus maiôs e biquínis são produzidos a partir de matéria-prima com DNA biodegradável, o que significa durabilidade e um maior cuidado com o meio-ambiente, já que seu processo de decomposição é muito mais rápido do que os demais tecidos sintéticos,

Quer saber mais sobre essa marca focada em fazer o bem? Então confira abaixo nossa conversa com a Aline:

Modifica: Como, e de quanto em quanto tempo, são desenvolvidas as coleções? 

Aline: Desenvolvemos duas coleções durante o ano, ou seja, de 6 em 6 meses. Mas durante os 6 meses correntes de uma coleção nós vamos soltando os lançamentos aos poucos ao longo desses meses, pra sempre apresentarmos novidades aos clientes.

M: Quais os principais materiais usados pela marca, em termos de tecidos?
A: A principal matéria-prima dos nossos biquínis e maiôs é um tecido sustentável, de DNA Biodegradável, que nos ajuda a cuidar do meio ambiente e ainda é super macio, confortável, tem fator de proteção solar +50 e durabilidade garantida por muitos verões. Depois de muitos anos de uso, a peça deverá ser descartada em aterros sanitários, local correto para que ela se decomponha em até três anos – ciclo cinco vezes mais rápido que o das fibras tradicionais. A LILLE é uma empresa orgulhosamente homologada pela Rhodia (Solvay Group), isso significa que os produtos da nossa linha ECO possuem o mais alto padrão de tecnologia, qualidade e inovação têxtil.


M: Além dos biquínis e maiôs, vocês também produzem roupas e toalhas, né? Existe também uma preocupação com o material escolhido para esses produtos? 

A: A nossa primeira e maior preocupação ao idealizar um novo produto é o tecido! Sempre procuramos a melhor opção pensando no impacto ambiental que esse tecido vai gerar. A cada coleção tentamos incorporar um novo material sustentável, mas a realidade é que ainda encontramos dificuldade em aliar a matéria prima oferecida no mercado com o material desejado para algum determinado produto. Ainda temos poucas tecelagens que oferecem matéria prima com DNA sustentável. Recentemente incorporamos ao nosso mix de produtos a linha Orla, que são roupas confeccionada no linho, um tecido de origem natural e as nossas t-shirts são fabricadas em algodão orgânico. Ainda temos muito a melhorar nesse quesito, mas seguimos em busca!

M: Quais são os valores explorados? 

A: Nossos valores são sustentabilidade, qualidade e originalidade, e definitivamente a sustentabilidade é o nosso pilar!


M: Qual é percepção de vocês sobre o consumo de moda no Brasil? 

A: Nós acreditamos e apoiamos o consumo consciente, a moda consciente, com propósito, as marcas que entregam um produto com história, essência e alma e os clientes que se propõem a consumir dessas marcas por se identificar com seus propósitos e sua história. 

Acreditamos que, apesar do desejo de consumo exacerbado gerado das redes sociais, digital influencers e fast fashion, o consumidor está começando a perceber e a adotar uma mudança nos padrões, a sustentabilidade, o slow fashion, as marcas que valorizam sua mão de obra, e para nós é só questão de tempo pra que essa "revolução" se consolide como um novo padrão de consumo de moda no Brasil e no mundo. 

M: Qual impacto/mudança vocês querem trazer? 

A: Nós acreditamos que a mudança começa com cada um fazendo a sua parte. De forma natural e despretenciosa a LILLE direcionou suas "ações sustentáveis" ao meio ambiente, principalmente por influência na nossa principal matéria prima, mas também nos preocupamos com os detalhes, nossas embalagens são de tecido e são reutilizáveis,  não utilizamos plásticos, prezamos por tecidos de fibras naturais, nossas tags são de papel semente (você pica o papel, planta em um vasinho e nasce uma margarida), e nosso maior desafio é fazer essas ações crescerem cada vez mais, e quem sabe inspirar outras marcas e pessoas a também fazerem sua parte!

M: O que te move? 

A: Com certeza Amor. 

Adriana ZemelComentário