O resgate da nossa cultura

Foto: @projetoakra

Foto: @projetoakra

Em busca de criações 100% artesanais e brasileiras, o designer Samuray Martins lançou o Projeto Akra.

Tendo as fibras do Buriti e da Piaçava como matéria-prima de seus produtos, o projeto tem como objetivo destacar e beneficiar toda a cadeia do artesanato nacional, de quem cria a quem compra.

Foto: site Projeto Akra

Foto: site Projeto Akra

Valorizando também a mão-de-obra e o slow fashion, o Projeto Akra - que já emprega indiretamente mais de 150 artesãos e é desenvolvido na Bahia e Maranhão, faz uma grande diferença na renda de famílias locais.

“Nossas técnicas singulares representam alternativas de renda para centenas de famílias. Meu intuito com o Projeto Akra é principalmente resgatar na cultura nacional o uso da fibra natural brasileira, que vem sendo substituída pela utilização de artigos sintéticos e do couro. Trazer de volta para o Brasil o mercado que estamos perdendo para outros países e valorizar especialmente o trabalho artesão (…)” detalha Samuray na página do projeto.

Do Projeto Akra, nasceu o Akra collection que desenvolve acessórios e peças homewear com um estilo atemporal e beleza totalmente nacional. Mas além de sua própria coleção, é possível encontrar peças feitas em parcerias com outras marcas, como a mais recente criada com a Isolda.

Vale a pena conhecer mais sobre o Akra. Visite sua página clicando aqui: http://www.projetoakra.org/akracollection .

Adriana ZemelComentário