Índice de Transparência de Moda no Brasil

Foto: site Fashion Revolution

Foto: site Fashion Revolution

Agora em Outubro foi lançado o primeiro índice de transparência de moda no Brasil produzido pelo Fashion Revolution, um movimento mundial que quer mudar a forma como nossas roupas são feitas e consumidas, garantindo que elas sejam produzidas de forma segura e justa.

Foto: Relatório Indice de Transparência de Moda No Brasil - Fashion Revolution

Foto: Relatório Indice de Transparência de Moda No Brasil - Fashion Revolution

O relatório analisou vinte marcas do mercado brasileiro classificando-as de acordo com a quantidade de informação que cada uma disponibiliza aos seus consumidores em relação às suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais.

Além de buscar informações públicas, o Fashion Revolution também envia um questionário para cada marca e, a partir do que está disponível em seus canais de comunicação somado ao que foi respondido, uma pontuação é atribuída. Porém, a devolução do questionário respondido não é caráter fundamental para a participação da marca no índice.

O resultado é impressionante: a média pontuada foi de 17% e nenhuma marca ficou acima dos 60%.

Vale lembrar que isso refere-se diretamente ao quão transparente é cada marca. Ou seja, o índice não é - e nem se propõe a ser, um selo de qualidade.

Com todo o impacto social e ambiental causado pela indústria da moda e varejista, acredito ser importante as marcas se sentirem na obrigação de dividirem informações sobre sua cadeia produtiva com o seu consumidor, mas se não existe uma cobrança por nossa parte então por que faze-lo?

Sem dúvida, isso vem mudando e tal cobrança tem estado cada vez mais presente, já que uma maior transparência nos dá também a confiança de que não estamos apenas comprando algo esteticamente bonito, mas também que traz embutido um valor e respeito a todos os envolvidos em sua cadeia produtiva, a nós consumidores e ao meio-ambiente.

Vamos cobrar uma mudança, e juntos fazer uma revolução!

Para acessar o índice basta acessar o link http://issuu.com/fashionrevolution/docs/fr_indicedetranparenciadamodabrasil?e=25766662/65082221.

Adriana ZemelComentário