Peças Renovadas

Foto: @renewalworkshop

Foto: @renewalworkshop

Sabe aquela pergunta: “jogar fora? Mas fora aonde?” Querendo ir mais a fundo nessa questão, surgiu a The Renewal Workshop.

Com background na indústria têxtil, seus fundadores, Jeff Denby e Nicole Bassett, já traziam uma preocupação com a sustentabilidade, mas até então estavam focados em produzir roupas mais ecológicas.

Como parte de seus trabalhos, eles visitavam frequentemente fábricas de costura e ao se depararem com aquela quantidade imensa de roupas produzidas, começaram a se perguntar “para onde vai tudo isso, quem compra e o que acontece no fim de seu ciclo de vida?”

E desse clique nasceu a Renewal Workshop.

Jeff and Nicole acreditam numa solução circular para a indústria têxtil.

A partir de parcerias com grandes marcas, a idéia aqui é dar uma nova oportunidade às peças que foram produzidas, mas que por alguma razão não puderam ser vendidas.

Foto: @renewalworkshop

Foto: @renewalworkshop

O interessante é que essa é uma solução que interessa a todos, e não apenas aos preocupados com o meio-ambiente. Isso porquê você já parou para pensar o quanto uma marca perde a cada peça que não chega às lojas? Nela foi investido criatividade, tempo de produção e mão de obra, matéria-prima e outros recursos financeiros.

Depois de arrumado, a marca pode optar por colocar esse produto à venda em seu próprio canal, ou deixar na lojinha do Renewal Workshop.

E se algum produto chega em um estado muito ruim, sem possibilidades de apenas reparar o defeito, opções de upcycling e reciclagem serão levantadas.

O objetivo é ajudar as marcas a transformarem sua economia linear em circular, se assegurando de que um material está sendo usado em sua máxima capacidade.

Como eles explicam em seu site, “é um sistema de lixo zero que recupera o valor total de algo que já foi criado, como uma forma de servir o consumidor, seus parceiros e o planeta.”

Adriana ZemelComentário