A volta do sob demanda

Imagem: OnPoint Manufacturing

Imagem: OnPoint Manufacturing

Em uma sociedade em que o fast-fashion tem uma enorme força e, ao mesmo tempo, as formas sustentáveis de produção são cada vez uma preocupação maior, o que você pensa de uma fábrica de roupas de alta produção que tem como foco o "sob demanda"? 

Com essa visão surgiu a OnPoint Manufacturing. A ideia é a seguinte: temas como indústria 4.0 e economia circular estão cada vez mais em pauta; as gerações atuais - conhecidas por geração Y e X, demostram uma preocupação cada vez maior com o meio-ambiente; os impactos causados pelo descarte de químicos oriundos da indústria da moda já são visíveis; aproximadamente 50 milhões de toneladas de roupas são jogadas fora por ano, porém não estamos falando apenas de roupas velhas, mas também de estoque mal calculado que acaba indo para o lixo. 

Imagem: OnPoint Manufacturing

Imagem: OnPoint Manufacturing

Esses são apenas alguns dos pontos que a indústria atual está tendo que repensar. E é para trazer uma solução a tais questões que nasceu a OnPoint Manufacturing.

A empresa americana se propõe a produzir a peça de seu cliente de acordo com sua demanda. Ou seja, um cliente entra no site da marca X e compra uma camisa. A marca então abre um pedido na OPM que ficará encarregada em produzir e entregar a peça ao consumidor. Não importa se a fábrica irá costurar uma ou dez peças em um dia, vai de acordo com a demanda - mas claro que eles tem uma previsão mensal para que a produção valha a pena.

Dessa forma, a marca não perde dinheiro com estoque não vendido, economiza dinheiro com espaço de armazenamento e distribuição de produto, além de evitar o descarte de peças novinhas e que não foram vendidas. Sem falar no fato de que o "sob demanda" permite trabalhar com peças personalizadas, o que quer dizer que o consumidor pode escolher entre uma maior variedade de cores, por exemplo, tamanho e detalhes. 

A OnPoint Manufacturing ainda é nova no mercado então vamos esperar para ver sua aceitação, mas sem dúvida seu formato já mostra uma evolução em relação à indústria atual. Quer entender melhor sua estratégia? O site da empresa é http://www.onpointmanufacturing.com. Não esquece de me contar o que achou! 

 

Adriana ZemelComentário