The blue jeans go green: um novo destino para o seu jeans

Imagem: site Blue Jeans Go Green

Imagem: site Blue Jeans Go Green

Você sabia que anualmente no Brasil cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados? E que desse total, 85% vai parar em aterros sanitários sem receber nenhum tipo de tratamento podendo levar centenas de anos para se decompor?

Mas essa história pode ser diferente! Já sabemos que é possível reciclar papel, alumínio, plástico e outros tipos de materiais. Também já mostramos algumas marcas incríveis que trabalham com a reciclagem de material descartado. 

O que você talvez nunca tenha parado pra pensar é que, mesmo aquele seu Jeans antigo, estacionado no armário, pode ser reciclado, não é?

O programa Blue Jeans Go Green recolhe essas peças e por meio de um processo de upcycling as traz de volta a sua fibra natural de algodão transformando-as em material de isolamento, utilizado na construção de moradias.

Desde o início do projeto em 2006, mais de mil toneladas de jeans já foram recicladas e mais de dois milhões de peças retiradas de aterros. 

Por enquanto, o Blue Jeans Go Green acontece apenas nos Estados Unidos, mas sempre vale a pena conhecer projetos que buscam melhorar o nosso mundo.

Para saber ainda mais, o site do programa é https://bluejeansgogreen.org. Não esquece de compartilhar comigo o que você achou! 

 

Adriana ZemelComentário