Essa marca é sustentável... será?

IMG_1497.JPG

Sustentabilidade na moda ainda é um tema novo e, podemos dizer, um tanto polêmico. 

Embora muitas marcas estejam se promovendo cada vez mais como sustentáveis, o que isso quer dizer exatamente? Como saber se uma marca tem de fato uma postura sustentável? 

Realmente, essa é uma questão complexa. Na minha visão, muitas marcas estão trabalhando para serem sustentáveis porém quase nenhuma é ainda 100% sustentável. 

Por exemplo, como já contamos aqui, marcas têm incorporado cada vez mais tecidos orgânicos e reciclados, como o PET reciclado. Porém, se por um lado esse tecido reduz a quantidade de plástico descartado no mundo, por outro não se pode dizer que é um material totalmente bom para o planeta pois, no processo de lavagem de tais peças, partículas de plástico são liberadas, poluindo a água. 

Ou então quando vemos que marcas como H&M e Zara estão incluíndo linhas eco-friendly em sua produção, porém fazem isso ao mesmo tempo que continuam tendo o fast-fashion como estratégia central de suas marcas. 

Achar um mecanismo que seja apenas benéfico ao meio-ambiente não é tarefa fácil, mas só do tema estar sendo cada vez mais discutido e considerado, penso que estamos indo no caminho certo. 

Como uma forma de ajudar nesse entendimento sobre quem está legitimamente caminhando para incorporar a sustentabilidade em sua estratégia, já existem alguns grupos que juntos estabeleceram metas que determinam se uma empresa é de fato "boa."

A B-Corp é uma delas: uma comunidade onde apenas empresas que usam sua força para o bem, achando um equilíbrio entre lucro e significado - inclusive, a Natura está nesse time, fazem parte

Outra é Sustainable Apparel Coalition que criou um índex para que fosse mais fácil entender se empresas estão mesmo sendo transparentes quando se tratando sobre sua vontade de "ser sustentável." A C&A é uma das empresas que faz parte do grupo, trabalhando para atingir as medidas impostas pela SAC. 

De novo, saber em quem podemos acreditar e se uma marca que se diz sustentável está mesmo bem intencionada não é fácil, mas com cada vez mais empresas se unindo para determinar metas em comum, fica um pouco mais simples para nós consumidores. 

Quer conhecer mais sobre os objetivos da B-Corp e SAC? Então aqui estão os sites de cada organização: https://apparelcoalition.org e https://bcorporation.net. 

 

 

Adriana ZemelComentário