Pegada Hídrica Vicunha

O Pegada Hídrica Vicunha é um projeto da Vicunha têxtil em parceria com o Movimento Ecoera que tem como objetivo medir a quantidade de água usada no ciclo de vida de uma calça jeans no Brasil, do plantio do algodão até o consumidor final.

Para esse cálculo, foram estipulados três indicadores:

  • Pegada Verde: volume de água da chuva utilizado no plantio de algodão usado na produção. - aqui vale ressaltar que esse uso não causa necessariamente um impacto para o meio-ambiente.

  • Pegada Cinza: referente ao volume de água que a natureza precisa usar para assimilar o efluente devolvido ao meio-ambiente. - ou seja, quando usamos a máquina de lavar roupas ela “devolve” a água que foi usada e que agora possui químicos para os rios. O volume de água limpa que ela precisará usar para diluir esses químicos é o número usado na pegada cinza.

  • Pegada Azul: consumo advindo de fontes de água doce e que não são devolvidos para as mesmas fontes de captação.

No meio da semana passada, o Pegada Hídrica Vicunha dividiu os resultados do projeto que concluiu que uma calça jeans usa ao longo de sua vida 5.196 litros de água - e, de novo, não quer dizer que toda essa água foi “gasta e inutilizada” já que parte veio da chuva na fase do plantio, por exemplo.

Captura de Tela 2019-05-15 às 17.07.33.png

O projeto dividiu também a responsabilidade de cada parte da cadeia no uso dessa água. Fazendo com que agora se torne possível olhar agente por agente entendendo onde o uso da água pode ser diminuído e buscando assim novas alternativas.

Dando continuidade ao projeto, o Movimento Ecoera aproveitou para lançar sua nova plataforma: A Moda Pela Água. Um espaço que reúne todos os envolvidos na indústria da moda, do agricultor ao consumidor final, incluíndo também o governo afim de buscar soluções para o desperdício da água.

Esse espaço de troca é super importante pois sozinho esse é um trabalho de formiguinha. Exige dinheiro, tempo e conhecimento. Ao se unirem, ganham tudo isso.

Conheça mais sobre essa nova plataforma e como você pode ser um agente da mudança acessando https://www.amodapelaagua.com.br .


Adriana ZemelComentário