Nike lança serviço de assinatura para crianças

nike.jpg

Os serviços mensais de assinatura têm ganhado cada vez mais mercado. .

Um bom exemplo é o Stitch Fix, um dos maiores e mais famosos, o serviço nascido nos Estados Unidos envia mensalmente aos seus clientes uma caixa com diversas opções de looks criados com base no perfil de cada um. O cliente pode experimentar tudo em casa com calma e decidir o que quer comprar e o que deseja devolver.

No mundo dos esportes, quem acaba de anunciar sua entrada nesse mercado de assinatura é a Nike. Focada no público infantil, a ideia da marca é aliviar a rotina dos pais que não teriam mais que se preocupar em ir constantemente ao shopping para comprar um novo par de sapato ao seu filho - pois como sabemos, durante a infância as crianças perdem calçados com uma incrível frequência.

A Nike revelou que vem estudando o mercado e montando seu serviço pelos últimos dois anos. Para a empresa, esse serviço não apenas facilitará a rotina puxada dos pais mas incentivará a reciclagem de calçados novos tendo um lado sustentável importante.

Nos parece um tanto contraditório um serviço que estimula o consumo estar também focado na sustentabilidade, mas como a marca explica crianças perdem tênis muito rápido e atualmente programas de reciclagem de calçados ainda não são tão fáceis de encontrar. Como parte do serviço, os pais poderão retornar tênis velho s (da marca ou não) que, dependendo da condição, serão doados ou reciclados.

Mas sustentabilidade é muito mais do reciclar seu próprio lixo. Criar alternativas possibilitando a diminuição do consumo é outro fator essencial e pelo que parece esse programa está remando na direção contrária, indo contra a onda do consumo consciente.

De acordo com Dave Cobban, gerente geral do Clube de Aventuras da Nike, esse programa não muda o comportamento de compras do consumidor. A empresa recolheu dados com mais de 10.000 famílias antes de iniciar o programa e identificou que 60% delas se interessaram pelo plano de baixa frequência, onde receberiam quatro calçados por ano. Enquanto apenas 10% revelaram o interesse em ter um tênis novo por mês. “Para famílias que já compram muitos calçados para seus filhos, nossa esperança é que esse programa significará que mais tênis serão doados ou reciclados,” revela Cobban.

Por aqui acreditamos que tudo tem que começar de algum lugar, mas a Nike ainda tem um longo caminho antes de considerar seu novo projeto sustentável.

E vocês, o que acham?


Adriana ZemelComentário